Home > Projetos e Eventos > Acolher e Integrar
LABIMI // Projetos

Acolher e integrar

através das vozes dos protagonistas: memórias e histórias de vida de imigrantes e refugiados no espaço UERJ (2020-Presente)
Docente responsável: Érica Sarmiento

Um espaço de acolhimento

As migrações forçadas, presentes na América latina, cresceram nos últimos anos, como consequência da generalização da violência social vinculada ao crime organizado, de fatores econômicos gerados pelos governos e também por questões ambientais. Nesse cenário de violências e incertezas, o capitalismo atua na sua versão neoliberal, lançando um ataque devastador de alcance global. Esta oleada liberal e conservadora afeta tanto as sociedades desenvolvidas como as periféricas, como a nossa. Entretanto, por questões óbvias, as respostas e as consequências são diferentes nas sociedades mais igualitárias e naquelas que apresentam grandes diferenças sociais. Urge colocar atenção para as estratégias que se desenvolvem a fim de que esses grupos de deslocados, os milhões de refugiados, não sejam minimizados e silenciados nas sociedades que os acolhem. No caso do Brasil, especificamente do Rio de Janeiro, entre as instituições prestam importante assistência aos refugiados encontra-se Cáritas, instituição religiosa que acolhe grupos variados, como haitianos, venezuelanos, congoleses, sírios e outros, independentemente de sua origem ou confissão religiosa. 

Entre os grupos de refugiados no Brasil encontram-se os venezuelanos. Milhares de refugiados do país vizinho entram em território brasileiro em decorrência de uma gravíssima crise interna que proporciona novas ondas migratórias, que a cada ano aumenta seu contingente em direções para além da fronteira, como o caso do Rio de Janeiro. No projeto a ser desenvolvido, utilizaremos a metodologia da história oral, a partir das entrevistas concedidas livremente pelos imigrantes. Reconhecemos a importância do rigor metodológico na análise da fonte oral, cercada de nuances emocionais, esquecimentos, traumas e interrompida pelo peso da experienciação de um evento histórico, a partir dos dramas das migrações forçadas. Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da área de estudos migratórios na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mostrando a Universidade, também, como espaço de acolhimento de imigrantes e refugiados. O projeto estará associado ao Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI), grupo de pesquisa ao qual a proponente desse projeto é a coordenadora.

Idioma / Language
Scroll to Top