📰 Notícias 🌎
Brasil acolhe mais de 9,4 mil pessoas indígenas refugiadas e migrantes
Cinco etnias oriundas da Venezuela somam o contingente de pessoas indígenas no Brasil, cujos dados e informações de perfil podem ser conferidos no Painel de Perfil Populacional Indígena do ACNUR
Dados coletados pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome indicam que a população indígena refugiada e migrante no Brasil é formada por 9.474 pessoas de 3.402 grupos familiares.
Em termos numéricos, a etnia mais expressiva é a Warao (67%), seguida dos Pémon (28%), E’ñepá (2%), Kariña (2%) e Wayúu (1%), todas oriundas da Venezuela.
De acordo com os dados do Painel de Perfil Populacional Indígena do ACNUR, cerca de 37% (4.220) da população indígena refugiada e migrante no Brasil tem necessidades específicas de proteção, e 47% (4.465) são crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos. Da população total de indígenas venezuelanos, 3.814 estão incluídos no CadÚnico do governo federal, que permite identificar e dar visibilidade às famílias em situação de vulnerabilidade social. Há famílias em todas as regiões do país, sendo que a maioria reside no Norte e Nordeste.
25/04/2023
Leia mais em: Link