LABIMI // Projetos
Ideias Políticas
e História do Tempo Presente da América Latina entre 1998 e 2018: uma comparação entre Bolívia, Equador e Venezuela
Docente responsável: Rafael Pinheiro de Araujo
Uma reflexão histórica
Entre a primeira eleição de Hugo Chávez para a presidência venezuelana, em dezembro de 1998, e o desfecho do golpe judicial- parlamentar contra Dilma Rousseff no Brasil, em agosto de 2016, observamos uma fase da história latino-americana marcada por governos de esquerda. Denominado genericamente de onda rosa, esse ciclo político caracterizou-se pela heterogeneidade programática, pelo questionamento das práticas políticas e econômicas neoliberais e pela adoção de um novo agir político que reconfigurou o relacionamento entre governos, partidos políticos e movimentos sociais.
Este projeto tem como objetivo geral fazer uma análise das Histórias do Tempo Presente de três países latino-americanos – Bolívia, Equador e Venezuela –, bem como uma análise panorâmica da América Latina em seu conjunto entre 1998 e 2018. Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da área de História da América na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto estará associado ao Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI), grupo de pesquisa ao qual o proponente está vinculado.
O projeto de pesquisa em curso objetiva o desenvolvimento de pesquisas que versem sobre a história do tempo presente da América Latina tendo por objetivo as reflexões acerca de suas ideias políticas. Por isso, analisamos comparativamente os três países que compuseram o grupo mais radicalizado dos governos de esquerda no início do século XXI por meio do estudo das ideias políticas.
Para tal, desenvolvemos estudos que versem sobre as abordagens acerca da democracia participativa, revolução e socialismo do século XXI defendidas pelos presidentes da Bolívia, Evo Morales (2006-2019); do Equador, Rafael Corrêa (2007-2017); e da Venezuela, Hugo Chávez (1999-2013) e Nicolas Maduro (2013-XXX). Partindo da sistematização dos eixos temáticos propostos, construiremos uma reflexão histórica de base comparativa e interconectada sobre Bolívia, Equador e Venezuela. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a elaboração e consolidação das análises do campo da história do tempo presente latino-americana no que tange a abordagem das ideias políticas das esquerdas.
Dias de reunião em 2023.1:
quartas-feiras entre 14h e 16h
E-mail para contato:
htpamericalatina@gmail.com
Instagram:
@htpamericalatina